Júri

Raquel Morte
Natural de Santarém, Raquel Morte começou a trabalhar em produção audiovisual em 2005, e desde aí tem acumulado experiências variadas em Portugal, Itália e Bélgica, em curtas e longas-metragens, de ficção e documentais. Em Portugal, colaborou com produtoras como a Ukbar, a Fado, a Vende-se, e a Ambar Filmes, e com o festival Doclisboa. Após uma experiência no programa MEDIA Creative Europe da Comissão Europeia, de financiamento ao cinema europeu, integrou a equipa da produtora Entre Chien et Loup, em Bruxelas, em 2017. Aí fez a produção executiva e co-produziu duas séries e sete filmes, nomeadamente os portugueses “Nunca Nada Aconteceu”, de Gonçalo Galvão Teles e “Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, com estreia no Festival de Cannes e candidato português aos Óscares em 2022. Raquel é licenciada em Ciências da Comunicação e Cinema, e seguiu numerosas formações europeias de produção como o Eurodoc, Production Value, EAVE e ECAFIC. É membro da associação belga de mulheres no cinema “Elles Font des Films”, onde tem desenvolvido o primeiro grande estudo estatístico sobre género e diversidade no cinema belga nos últimos 10 anos.

Pedro Cabeleira
Após concluir a Licenciatura na Escola Superior de Teatro e Cinema, Pedro Cabeleira começou a filmar a sua primeira longa-metragem “Verão Danado”, que recebeu uma Menção Especial do Júri no festival de Locarno, em 2017, e foi selecionada para diversos festivais internacionais. Realizou a curta-metragem “Filomena” (2018), que estreou no Indielisboa, e “By Flávio” (2022), a sua mais recente curta-metragem, que estreou na Berlinale. Pedro Cabeleira está atualmente a montar a sua segunda longa-metragem, “Entroncamento”.

Fernando Brito
Fernando Brito nasceu na Pampilhosa da Serra, em 1957. Vive e trabalha no Baixinho, Santarém. Licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, o seu percurso expositivo tem-se desenvolvido, em grande medida, no âmbito de projetos coletivos como Homeostética, Ases da Paleta ou Orgasmo Carlos. Fernando Brito estabeleceu três grandes categorias que organizam todo o seu trabalho, a saber Confidential Report (a partir da longa metragem de Orson Welles), Home Sweet Home e Magic Town (a partir da longa-metragem de William Wellman).

João Arrais
João Arrais começa o seu percurso profissional no ano de 2002. Desde então, conta com vários trabalhos em cinema, televisão e teatro, trabalhando com nomes como Raul Ruiz, Carlos Conceição e John Romão. Os seus trabalhos já marcaram presença nos festivais de cinema de Cannes, Berlim, Amesterdão, Locarno e Nova Iorque.

Leonor Teles
Leonor Teles nasceu em 1992 em Vila Franca de Xira, Portugal. A sua família tem raízes na comunidade cigana local. Licenciou-se em Direção e Cinematografia pela Escola Superior de Teatro e Cinema e completou um mestrado em Arte Audiovisual e Multimédia. Enquanto estudante o seu filme "Rhoma Acans" (2012) ganhou prémios numa série de festivais como Clermont-Ferrand, Munique e IndieLisboa. A sua curta-metragem "Balada de um Batráquio" (2016) entrou na Competição Oficial do 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim e ganhou o Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem. A sua primeira longa, "Terra Franca", estreou em 2018 no festival Cinéma du Réel ganhando o SCAM International Award e no Festival Internacional de Mar del Plata o Prémio da Crítica Jovem - Melhor Primeira Obra Internacional.A última curta-metragem "Cães que Ladram aos Pássaros", estreada no Festival de Veneza, foi nomeada para os European Film Awards de 2019.

Mónica Lima
MÓNICA LIMA (n. Lisboa) estudou Artes-plásticas/pintura em Lisboa (FBAUL), e Escrita e Realização em Praga (FAMU) e Berlim (DFFB). As suas curtas metragens “O silêncio entre duas canções”, “Viktoria” e “Verão Saturno”, foram exibidas em diversos festivais internacionais e nacionais (Angers Premiers Plans, Leuven, Dresden, Vila do Conde, IndieLisboa, i.a.) e distinguidas com prémios e menções. O seu filme de graduação “Natureza Humana” foi distinguido com vários prémios, dos quais se destaca o Ammodo Tiger Short Award, no International Film Festival Rotterdam 2023. Ao longo do seu percurso académico estudou escrita e realização com Valeska Grisebach, Fred Kelemen, Franz Rodenkirchen, i.a.. Profissionalmente tem trabalhado como argumentista e script advisor, assim como assistente de realização e formadora nas áreas da realização e escrita de argumento. Encontra-se atualmente a desenvolver a sua primeira longa-metragem de ficção que recebeu apoio financeiro para Escrita e Desenvolvimento do ICA, tendo sido ainda selecionada para as residências de Escrita e Realização do Oxbelly Lab (Sundance/Faliro House) e Escrita para Cinema Hoje da Fundação Calouste Gulbenkian.