PROGRAMAÇÃO

A 16ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém terá lugar de 24 a 28 de maio de 2023, no Teatro Sá da Bandeira, Casa do Brasil e outros espaços da cidade. A programação foca-se em filmes que explorem a relação entre o cinema e o território, no contexto de temáticas agrícola, rural ou ambiental.

Para além das secções listadas abaixo, o FICS conta com conversas, encontros e outras atividades.

Sessão de Abertura e Encerramento

Dois momentos altos da programação que marcam o arranque e o fim do festival. Na cerimónia de encerramento, serão entregues os prémios das competições.

Competição Internacional

Filmes atuais de todo o mundo com poéticas, formas e durações diferentes. Obras que mapeiam o cinema contemporâneo, questionando-se a si mesmas e aquilo que retratam.

Competição Nacional

Esta secção apresenta um panorama de diversidade, práticas e linguagens no cinema português através de uma seleção rigorosa e atenta.

Em Foco

A secção Em Foco é dedicada às agropoéticas de libertação e às lutas ecológicas. Os filmes propõem uma reflexão sobre a devastação das paisagens naturais, a história de violência colonial e extrativista em torno das práticas agrícolas de comunidades na Índia, Palestina, Moçambique e Mali.

Panorama

Secção não-competitiva onde se apresenta uma visão da produção contemporânea nacional e internacional.

Cinema à Mesa

Combinando uma sessão de cinema com um jantar, o FICS desafiou o Chef João Correia do restaurante Dois Petiscos a criar um menu de degustação a partir do filme Religo de Flora Pesenti. Elaborados com produtos locais, os pratos inspirados pelo filme serão saboreados pelos convidados após o visionamento. A sessão Cinema à Mesa terá lugar no antigo Refeitório Jesuíta do Museu Diocesano de Santarém.

Atividades Paralelas

Atividades paralelas a decorrer na Casa do Brasil.

Sementes e Rebentos

Sementes e Rebentos, o Projeto Educativo do FICS, irá estender-se ao longo das datas do Festival. As atividades são pensadas para as várias faixas etárias, dos 4 aos 18 anos, as suas famílias, a comunidade de professores e educadores e o público sénior, mas também outros facilitadores e profissionais do serviço educativo.